Escolha Certa

Serviços de Audiologia Avançados

Oferecemos uma ampla gama de serviços diagnósticos e terapêuticos na área de audiologia, adaptados tanto para crianças quanto para adultos. Desde avaliações fundamentais, como a audiometria e as emissões otoacústicas, até procedimentos especializados, como a imitanciometria e o treinamento auditivo acusticamente controlado. Nossa equipe está preparada para identificar e tratar eficazmente uma variedade de condições auditivas, utilizando tecnologia de ponta e técnicas inovadoras para garantir a melhor qualidade de vida aos nossos pacientes.

Audiometria

Este exame pode ser realizado pelo médico otorrinolaringologista ou pelo fonoaudiólogo, tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente ouvir e reconhecer os sons. Por meio dele, detectam-se possíveis alterações auditivas e a partir daí o profissional responsável poderá prescrever medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, como por exemplo, o uso de aparelhos auditivos.
É realizado em crianças e adultos, sendo algumas de suas indicações:
-Crianças que solicitam repetição durante uma conversa, com queixas de dificuldades escolares, trocas nas fala, infecções de ouvido, zumbido, entre outras.
– Adultos com sensação de ouvido tampado, tontura, zumbido, dificuldade em entender a fala precisando solicitar repetição, entre outras.
Outra indicação para a Audiometria é na bateria de exames admissionais para empresas em funções capazes de prejudicar a audição como telemarketing ou atividades em que o trabalhador é exposto a ruído de maquinários.

Imitanciometria

É um exame objetivo, portanto não depende da interação do paciente, é rápido e indolor; para a sua realização é utilizado um fone e uma sonda na entrada do conduto auditivo externo. O paciente sente uma leve pressão e um estímulo sonoro. Os testes que são realizados neste exame são Timpanometria e Reflexo Acústico Estapedial (contra e ipsilaterais), o equipamento realiza o registro avaliando o estado funcional da orelha média (sistema tímpano-ossicular), tuba auditiva, contribuindo também com informações quanto a integridade da via auditiva.
É realizado em crianças ou adultos com queixa de dor de ouvido, sensação de ouvido tampado ou que a voz sai pelo ouvido, disfunção da tuba auditiva, após otites, alergias respiratórias, respiração bucal, hipertrofia de adenoides, após viagens com mudança de pressão atmosférica em que o ouvido permanece tampado por longo período, entre outras.

Emissões Otoacústicas

É um teste objetivo que avalia o sistema auditivo pré-neural, mais especificamente as células ciliadas externas da cóclea, podendo ser realizado em bebês, crianças e adultos; avaliamos a presença das Emissões Otoacústicas Transientes e/ou Produto de Distorção.
É um procedimento não invasivo, rápido e indolor, realizado através da colocação de uma pequena sonda no conduto auditivo externo do paciente.
É utilizado na Triagem Auditiva Neonatal (Teste da Orelhinha) a fim de detectar precocemente alterações auditivas em recém-nascidos, e complementando a bateria de testes audiológicos em crianças e pacientes adultos com queixas relacionadas à audição (zumbido, suspeita de perda de audição induzida por ruído, hipoacusia, entre outras …)

Avaliação do processamento auditivo​

O Processamento Auditivo Central (PAC) se caracteriza como a eficácia e eficiência com que o sistema nervoso central interpreta a informação auditiva (AAA,2000); uma falha neste mecanismo neural dá origem ao Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC).
A avaliação comportamental do PAC é realizada pelo fonoaudiólogo e permite além do diagnóstico, orientar a reabilitação do paciente com TPAC. Este exame deve ser realizado a partir dos 7 anos de idade, com pacientes com audição normal, e habilidades cognitivas e linguísticas suficientes para a sua execução;

Alguns sinais e sintomas de TPAC, são:

-Dificuldade na compreensão da linguagem em ambientes ruidosos, sendo que em crianças é evidente no ambiente de sala de aula;
-Dificuldade em localizar a fonte sonora, em compreender piadas e ironias;
-Dificuldades no aprendizado da leitura e escrita, em aprender outro idioma;
– Dificuldade em compreender a fala quando é apresentada de forma muito rápida;
– Nos casos em que solicitam repetição da mensagem frequentemente (ah? que?);
-Dificuldade em habilidades musicais, canções;
– Dificuldade na socialização;
– Dificuldade no desenvolvimento da fala e em alguns casos apresentam trocas na fala;
– Dificuldades em organizar um discurso e em se expressar em ambientes ruidosos, entre outros.

Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado- (TAAC)​

O TAAC é aplicado em pacientes com Transtornos de Processamento Auditivo Central (TPAC), com o objetivo de modificar e/ou reorganizar as estruturas da via auditiva através da estimulação auditiva; proporciona a plasticidade neural criando assim novas redes de neurônios, novas conexões, memórias e aprendizados.

 Pacientes com TPAC podem perceber a informação acústica de forma distorcida ou até mesma incompleta, alterando a compreensão da mensagem falada. O TAAC é uma proposta de tratamento das alterações de processamento auditivo central (PAC), cujas condições acústicas alteradas são mantidas controladas em intensidade, competição e distorção, de acordo com as habilidades auditivas alteradas; visa proporcionar condições de recuperação das funções auditivas centrais.

As sessões são realizadas em sala preparada, com equipamento adequado (computador, fones, audiômetro de 2 canais e placa de som diferenciada) e recursos específicos para treinamento auditivo. São aplicadas de 10 a 12 sessões com duração de 45 minutos.

É indicado para pacientes acima de 7 anos de idade, as sessões devem acontecer no mínimo uma vez por semana de forma ininterruptas. São candidatos ao TAAC:

– Crianças, adultos e idosos com audição normal e TPAC;

– Idoso com perda auditiva de até 50 dB e pouco benefício com o uso de aparelho auditivo (AASI);

-Adultos com lesão neurológica e TPAC;

Assim como no processo de avaliação do PAC, esses pacientes devem ter habilidades cognitivas e linguísticas suficientes para a sua execução das atividades propostas durante o treinamento.

Audiometria de reforço visual (VRA) ​

A Audiometria de reforço visual (VRA) é utilizada em crianças abaixo de dois anos que ainda não conseguem responder com consistência ao condicionamento com brinquedos de encaixe utilizado na audiometria lúdica condicionada.

 A avaliação é realizada em cabina acústica de maneira lúdica e divertida para que as crianças possam responder ao estímulo auditivo. A Audiometria de reforço visual (VRA) é uma das principais técnicas comportamentais utilizada para avaliar a sensibilidade auditiva em crianças pequenas. Tem como princípio o condicionamento da criança com estímulo sonoro associado a um sinal luminoso, sendo que no momento em que a criança procura a fonte sonora, o examinador oferece um estímulo visual como reforço.

Quando realizado por via aérea (com fones) e por via óssea (com vibrador), auxilia na determinação do limiar auditivo e assim a identificar alterações auditivas, sendo estas: condutivas, mistas ou neurossensoriais.

Na avaliação infantil utilizamos o princípio de cross-check com outros métodos de avaliação além da audiometria, para a conclusão do diagnóstico audiológico.

Nossos Clientes no Google

Veja o que dizem nossos clientes em nosso perfil do Google. É uma satisfação fazer parte dessa transformação!

Você ainda tem dúvidas?

Nosso mural de fotografias é o retrato da safistação de nossos queridos clientes e a prova de que estamos sempre presentes.

Estamos quase lá!

Preencha seus dados para que possamos atender você. Após isso, redirecionaremos para o nosso Whatsapp. Nos vemos daqui a pouco.

Vamos agendar seu horário?

Preencha o formulário, eu mesma entrarei em contato com você para combinarmos o melhor dia e horário. Vamos lá?